A HIGIENE EM PRIMEIRO LUGAR

  • A lavagem adequada das mãos é essencial para o uso de lentes de contacto.
  • Antes de aplicar ou remover as lentes de contacto, lave sempre muito bem as mãos com sabão e seque com uma toalha limpa e que não liberte resíduos.
  • Se usar lentes de contacto descartáveis diárias, deite-as fora após a sua utilização. Se usar lentes de contacto descartáveis mensais, limpe-as e desinfete-as após cada utilização , seguindo as instruções do fabricante e do seu oftalmologista.
  • Recomenda-se que, se estiver doente com sintomas de constipação ou gripe, não use lentes de contacto. 34,35
Trial with eye care professional

Informações sobre o uso de lentes de contacto

No que diz respeito ao uso de lentes de contacto, atualmente não há evidências de que o uso das mesmas represente um risco particular de infeção por coronavírus (COVID-19). Até a presente data, não há evidências clínicas que sugiram que os usuários de lentes de contacto sejam mais suscetíveis à infeção por coronavírus do que os usuários de óculos ou pessoas que não necessitem de nenhuma correção visual. Siga as recomendações de utilização e cuidado do seu profissional da visão enquanto estiver a usar lentes de contacto.

A lavagem cuidadosa das mãos e a higiene adequada das lentes de contacto são e sempre foram a melhor forma de defesa para impedir a transmissão de qualquer agente infecioso ao usar lentes de contacto. Facto é que a Organização Mundial da Saúde afirma que uma das melhores maneiras de se proteger contra o COVID-19 é lavar as mãos frequentemente e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Além disso, como sempre foi recomendado, os utilizadores não devem usar lentes de contacto se sentirem sintomas de constipação ou gripe. 34,35

Encontre mais informações para uma lavagem adequada das mãos e cuidados com as lentes de contacto no vídeo.

 

OS PONTOS MAIS IMPORTANTES

    Ao utilizar lentes de contacto ou óculos, a lavagem cuidadosa das mãos com água e sabão, seguida da secagem manual com toalhas de papel não utilizadas, é fundamental. Para usuários de lentes de contacto, isto deve ocorrer antes de cada colocação e remoção das lentes de contacto.

    Os utilizadores de lentes de contacto devem descartar as suas lentes de contacto diárias após o uso ou desinfetar regularmente as suas lentes de contacto descartáveis mensais, assim como o seu estojo apenas com uma solução de manutenção adequada para lentes de contacto, de acordo com as instruções do fabricante e do profissional da visão. Alguns vírus, como o SARS-COV-2, podem permanecer em superfícies por horas ou dias, que podem ser transferidos para os dedos e rosto dos usuários de óculos. Não há evidências científicas de que usar óculos forneça proteção adicional contra COVID-19 ou outras transmissões virais.

    De acordo com as orientações para a utilização de lentes de contacto, deixe de as utilizar se sentir doente.